A idéia central foi trazer para a sala de aula a novela “CAMINHO DAS ÍNDIAS”. Já que a telenovela atinge tão profundamente os educandos, que se identificam, se envolvem com a história e até usam como exemplos, o que quimosse foi nos apropriar desse cana de comunicação epor meio dele , proporcinar mais informações artístico-culturais, sobre o país Índia, quanto aos costumes, música, dança, pintura corporal, arquitetura, indumentária, localização geográfica, etc. Toda a sequencia didática se desenvolveu amarrada na história do Taj Mahal, cuja imagem apareceu primeiro, todos os dias, na abertura da telenovela. Assim, prometi aos estudantes que, no final do projeto, lhes contaria "uma linda história de amor".
Oque fizemos de diferente:
- Dei as aulas vestida com o Sári indiano;
- Aula de história: adaptei a história do Taj Mahal para crianças;
- Aula de geografia: localizamos no mapa a Índia e a Ásia, o Brasil e as Américas, e aprendemos que indianos são asiáticos e brasileiros, AMERICANOS!!!
- Conhecemos o artista brasileiro, Jorge bem Jor, autor da música Taj Mahal;
- Conhecemos o artista indiano Ravi Shankar;
- Fizemos meditação indiana e pintamos 3° olho;
- Conhecemos o Taj Mahal, uma das novas Maravilhas do Mundo;
- Encerramos com uma exposição das artes feitas pela crianças e uma festa com músicas e danças indiana imitando as que apareceram na novela, mais, Taj Mahal, de Bem Jor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário